Pesquisar este blog

10 de junho de 2012

Atenas – Museu da Acrópole


Bonito e recém inaugurado (2009) MUSEU DA ACRÓPOLE.
Vale lembrar que o antigo não existe mais foi totalmente absorvido por este novo.
Vejam...

Entrada do Museu

Salão de Entrada

A entrada principal fica na Rua Dionísio Areopagitou, bem ao lado da entrada principal da Acrópole e da estação de metrô Akropoli. Existe uma pequena fila para passar pelo raio-x e depois pegar o seu ingresso já reservado, mas tudo é muito rápido, levando no máximo uns 10 minutos.

O museu é realmente fantástico e recomendo para todos, mesmo para quem não é muito chegado a museu, como é o meu caso. O acervo é constituído de diversas peças originais da Acrópole e o contraste entre essas e a arquitetura moderna do museu dá um toque especial à visita. Você não para de tirar fotos!!!

IMG_3598

IMG_3613

IMG_3617

IMG_3603

IMG_3623

Alexandre, O Grande

Alexandre, O Grande


O museu não é muito grande, apesar de ter 3 andares, e portanto não é necessário correr para conseguir ver tudo, como acontece em muitos museus da Europa.

IMG_3595

Um dos pontos interessantes é que você consegue ver a própria Acrópole pelos vidros do museu.

IMG_3610

O piso de grande parte do museu é envidraçado e portanto você consegue ver o que está em baixo. Isso se torna mais interessante no térreo, pois o museu foi construído em cima de ruínas e escavações já existentes e dessa forma você consegue vê-las.

Escavações sob o museu

Escavações sob o museu

Piso envidraçado

Piso envidraçado

Piso envidraçado

Piso envidraçado


Eles deixaram um espaço sem peças, que supostamente estaria reservado para as que se encontram atualmente em Londres no British Museum e que são uma briga constante entre os 2 países. Segundo os gregos, elas foram saqueadas pelos ingleses, mas estes afirmam que as adquiriram legalmente e não irão devolvê-las. Bem, não sei quem está certo, mas por enquanto você terá que visitar os 2 museus se quiser ver toda a coleção. Já estive no Bristish Museum e a exposição também é formidável.

No último andar ainda é exibido um documentário contando a história da Acrópole, mas infelizmente enquanto estive lá só passou em grego.

A loja do museu poderia oferecer também uma variedade maior de produtos, mas acho deve melhorar ao longo do tempo.

Resumo da visita: o museu é imperdível e se você estiver passando por Atenas não deixe de visitá-lo. Só não esqueça de fazer a reserva pela internet antes!

Em Atenas existe outro museu interessante, que é Museu Arqueológico Nacional localizado no número 44 da rua Patission (metrô Viktoria), onde estão expostos os artefatos arqueológicos de várias regiões da Grécia antiga. Infelizmente não tive a oportunidade de conhecê-lo em virtude do tempo, mas é uma outra boa dica para quem estiver em Atenas.

Extraído: http://wazari.wordpress.com/category/grecia/atenas-grecia/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...