Pesquisar este blog

2 de outubro de 2011

Mármore e Granito: Dicas de Uso, Manutenção e Decoração

Este artigo fornece um resumo sobre os revestimentos mármore e granito

para referência e ajuda ao leitor que pretende fazer uso deste material

para a decoração de algum ou alguns espaços de sua moradia.

Nele são apresentados pequenas dicas sobre o uso e alguns tipos de mármores e granitos.

Comecemos, então:



UM PEQUENO HISTÓRICO

O uso do mármore e granito em construções tem uma história muito antiga.

Tem-se notícia de seu uso 3º e 4º milênio aC. em que se encontram monumentos,

culto legado aos mortos, com pedra horizontal para sinalização.

Mais tarde estas pedras também foram encontradas no Egito em blocos de Alabastro e outros tipos de Calcários Marmíferos presentes em Pirâmides. Já no mundo grego, durante a expansão do Mediterrâneo e do Mar negro, o mármore já fazia parte de estátuas, templos, monumentos e uma série de outras construções.

No período Greco-Romano o Mármore passa a ser muito mais utilizado. Roma em 660 dC teve sua primeira importação de Mármore para construção de residência Consular. Para frente, a expansão foi muito maior sendo utilizado na ornamentação de Edifícios (ornamentos de arquitetura), elaboração de colunas, vasos, tanques e objetos requintados para ostentação de riqueza.

O Império Romano também elaborou o mapeamento das regiões marmíferas do Mediterrâneo, que compreendia o Oriente Médio, Ilhas Gregas e o Território Italiano. Em particular, das Montanhas do Carrara, Toscana e Verona.

Na idade média já eram aplicados em Palácios, Castelos etc. No Século XVII ocorre a descoberta de novas jazidas na Espanha, Itália, França, proporcionando novos tipos.


CARACTERÍSTICAS

O Mármore apresenta versões industrializadas que são constituídas de pedriscos prensados com resina. Já nos naturais as Cores são uniformes e podem acompanhar os veios possuindo baixa resistência à abrasão. São constituídos de Carbonato de cálcio e magnésio, apresentam uma grande diversidade de cores, são sensíveis a alimentos ácidos e produtos de limpeza, também são encontrados em diversas medidas de Chapas, como também, em placas de 40×30cm, 40×40cm e 60×30cm(preços menores)

O Granito é extraído de rocha ígnea dura e constituído de quartzo, feldspato, mica. Por isso, apresenta alta resistência, não risca e raramente deteriora. O desgaste é de 0.5 a 0.6mm(IPT) e é encontrado em diversas medidas de chapas e acabamentos, como segue:

• Jateado( jatos de areia): Feito a partir de jatos de areia, que dão aspecto opaco às pedras. Usado tanto em mármores e granitos e indicado para áreas externas

• Levigado(lixamento bruto)/Aspecto rústico: Usado tanto em mármores como em granitos, trata-se de um acabamento semi-polido, adequado a áreas internas e externas

• Flameado(jato de fogo)/Áspero(externo): Feito a base de fogo, dá um aspecto rugoso e ondulado. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm. Por isso, é indicado para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes

• Apicoado(pequenas marteladas)/Aspereza variável: Feito a partir de impactos, dá um aspecto poroso e uniforme ás pedras.É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2.0cm e para áreas externas devidas á propriedades antiderrapantes

• Polido(brilho)/Estética: Liso e brilhante, feito a partir de lustração tanto em mármores como granitos. É escorregadio em contato com a água.


ASSENTAMENTO

Para o assentamento do mármore ou granito, as regras são as mesmas adotadas para as pedras naturais sendo que o contra piso e paredes devem estar impecavelmente nivelados. É importante salientar que suas faces internas precisam ser impermeabilizadas, bem como, o contra piso para evitar futuros problemas de mancha. O Planejamento da paginação é extremamente importante para que não ocorram erros de estética ou desenhos, no assentamento (Existe uma diversidade de formas possíveis para paginação). As placas devem ser numeradas antes do corte e o desenho deve ser remontado pela continuação dos veios, na instalação. Outra opção é a Aleatória (Preferencialmente a instalação de pedras mais claras na entrada e manchadas em locais menos visíveis). Antes da colagem do revestimento, deve-se aplicar argamassa/cimento branco ou o indicado, areia lavada e peneirada usando o mínimo de água na mistura e instalação para evitar problemas de eflorescência (mancha preta). A colagem deve ser feita com argamassa Colante-Específico Mármore/Granito e rejunte para pedras.


TIPOS

Entre diversos tipos de mármores e granitos naturais aqui estão alguns para pesquisa e conhecimento do leitor:


Mármores:

Travertino

Travertino

branco carrara

Branco carrara

branco rajado

Branco rajado

Nero marquina

Nero marquinaNapoleon Bordeaux

Crema Marfil

Crema Marfil

Cappadocia

Cappadocia

Granitos:
granito preto indiano

Preto Indiano

granito cinza prata

Cinza prata

granito cinza new

Cinza new

granito cinza andorinha

Cinza andorinha

granito branco dallas

Branco Dallas

granito amarero florenca

Amarelo Florença

granito amarelo brasil

Amarelo Brasil

granito aqualux

Aqualux

granito branco itauna

Branco Itaúna

granito preto sao grabriel

Preto São Gabriel

(É possível encontrar uma infinidade e variedade destes tipos de pedras em revistas e na própria internet para complementar os exemplos acima)

Devido à alta resistência o granito é ideal para áreas externas, e tampos (banheiro, cozinha).

MANUTENÇÃO

A manutenção de mármores e granitos é muito semelhante e deve seguir a mesma feita para as pedras naturais. No caso do tráfego leve de pessoas ela não necessita de nenhum produto particularmente sofisticado a limpeza e pode ser feita com detergente neutro diluído em água limpa, que deverá ser trocada com freqüência. Para proteção pode se utilizar ceras normais, naturais ou sintéticas (Usar enceradeira do tipo doméstica).

Para tráfego médio o uso de detergentes ou produtos neutros desengordurantes pode ser necessário. É importante ter cuidado com a sujeira que pode tornar fosco o material fazendo-o perder o brilho. Na entrega de qualquer obra, a limpeza dos ladrilhos, ou chapas, deve ser muito cuidadosa para não trazer danos ao material. Os produtos de limpeza específicos devem estar diluídos em água e a passagem de enceradeiras industriais rotativas deve ser feita com discos não abrasivos. Toda solução limpadora deve ser renovada, freqüentemente, e em seguida deverá ser aspirada da superfície. Também deve ser retirado todos resíduos de detergentes para que não diluam qualquer forma de proteção.

Em superfícies já tratadas, a limpeza pode ser feita com água limpa e fria, adicionando uma pequena quantidade de detergente neutro diluído. Em superfícies de pequenas o uso da esponja ou pano é ideal para substituir a água.

Para tráfego intenso de pessoas o ideal é a contratação de uma empresa profissional. Neste caso, é importante fazer uma aplicação, em camadas, de ceras a base de resina polimérica com o uso de um pano embebido, deixando seca cada camada antes de aplicar a seguinte. O uso da enceradeira com alta rotação colabora no endurecimento da cera pela ação mecânica(Polimento)

COMPRA

Para a compra é importante optar por lotes calibrados (Em geral possuem espessuras uniformes de 1 a 3 cm). Ver e escolher as chapas brutas antes do corte para evitar aquelas que tenham defeitos selecionando aquelas que apresentam uniformidade e se possível obter uma amostra para conferência do desenho na colocação.

APLICAÇÕES

Para finalizar, ficam aqui algumas imagens, para inspiração, com algumas aplicações de mármores e granitos hora em tampos, pisos paredes etc. Amplie as imagens e veja os detalhes para sua própria referência.

marmore granito sala jantar2 marmore granito sala jantar1 marmore granito Sala1 marmore granito cozinha1 marmore granito banheiro5 marmore granito area externa1 marmore granito banheiro1 marmore granito banheiro2 marmore granito banheiro3

marmore granito banheiro4

Abraços a todos

Marcos Cesar - http://marcoscesarinteriores.com.br


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...